Aline Smith

13/09/2017

Aline Smith ou AlineS16 - como é conhecida no Wattpad - é Nordestina, mas precisamente, pernambucana, carrega nas costas não apenas uma década, mas duas. Universitária, amante dos números e da leitura, gosta de muito barulho e muitas vezes é incompreendida por anunciar seu ódio por doces.

É uma das afilhadas do Chá das Seis. Seu primeiro livro tornou-se um sucesso na plataforma Wattpad - comunidade on-line para leitores e escritores - e foi vencedor do The Whatys 2016, prêmio criado pela referida rede social.

Como um dos seus orgulhos, o Chá das Seis teve a honra de entrevistar a Aline. Em primeira mão, ela nos contou sobre Acertando as Contas, a continuação de Descendo do Salto, com data de estreia prevista para janeiro de 2017.

Chá das Seis: Fale-nos um pouquinho da Aline.

Aline: É a coisa mais difícil é falar de mim, vou fazer isso em terceira pessoa, pode ser? Bem, Aline. Apenas Aline, dispensa o uso de sobrenome porque acha isso muito formal e coisa que ela nunca vai ser. Ela está tentando terminar ao menos um dos muitos cursos que já fez durante toda sua existência e carrega em suas costas não apenas uma década, mas duas. Sempre gostou de criar histórias em sua cabeça para passar o tempo e provocar risadas alheias. Inquieta até dormindo e por anos alimentou um ódio pela escrita, por sofrer e alimentar a descaligrafia, raramente copiava algo em um papel e sempre que dava matava as aulas de português na maior cara de pau, mas, a vida com suas ironias fez com que a escrita fosse uma porta de escape para aliviar suas frustrações. Hoje, a Aline entra na estatística dos seres humanos que estão cada vez mais viciados em escrever.

Chá das Seis: Descendo do Salto foi um dos ganhadores do Prêmio The Whatys 2016. Conte-nos sua experiência.

Aline: Eu quase tive um infarto, minhas mãos ficaram trêmulas ao receber a notícia que Descendo do Salto foi um dos vencedores, eu não sonhava que isso aconteceria, escrevi no concurso sem expectativa. Demorou muito para cair a ficha, e já falei que quase tive um infarto? Com o prêmio The Whatys 2016, Descendo do Salto está cada vez mais recebendo novos leitores, devido à visibilidade que ganhou, e com isso vem as novas opiniões e a bagunça, no sentindo bom, está cada vez maior.

Sem palavras para descrever a experiência que estou passando com DDS. É surreal demais para mim.

Chá das Seis: Você acredita que o público se identificou com a história?

Aline: Acredito que sim, por essa razão: sabe, o desejo de justiça? Todo mundo gosta e se identifica, não é? Do começo ao término da história, o sentimento é o mesmo. De início a torcida pela queda da Laura é grande, a eufórica para vê-la na pior é contagiante, depois o jogo muda... O público tem empatia por Laura, torce por justiça porque acaba se identificando com ela em alguns pontos (foco nos alguns). Tem outra maioria do público que acaba também se identificando com os demais personagens.

Chá das Seis: Como afilhada no Projeto Fada Madrinha, do Chá das Seis, em que nossa página contribui para sucesso de seu livro?

Aline: Primeiramente, é uma honra ser afilhada e participar do Chá das Seis com escritoras e pessoas maravilhosas ( foco no: maravilhosas). O blog somou muito, e soma, para o crescimento de DDS. Os olhos começam a lacrimejar de alegria ver as postagens aqui referente a Descendo do Salto, isso só atraiu coisas boas, mais visibilidade da história e novos leitores.

Sou eternamente grata pela contribuição do Chá das Seis para o sucesso de Descendo do Salto. Obrigada!

Chá das Seis: Os protagonistas de Descendo do Salto fogem ao estereótipo tradicional. Por que a escolha de uma mocinha mais velha e madura do que o mocinho?

Aline: Cansada de ler homens lindos, cafajestes, autoconfiantes e poderosos iniciar um romance com a secretária, ou outra profissão sabe lá o quê, quinze ou dez anos mais jovem que sofre tanto com a labuta dessa vida, resolvi reverter a situação e criar uma mocinha que não tem n-a-d-a de mocinha, dona de uma autoconfiança invejável e poderosa.

Chá das Seis: Qual é sua autora ou autor favorito? Você acredita que este escritor ou escritora influenciou no seu processo de escrita?

Aline: Tenho vários autores favoritos, são muitos e passaria a eternidade só mencionando eles aqui, e sim, todos eles me influenciam, principalmente agora que estou me descobrindo no mundo da escrita. Vou citar meus três favoritos, Marian Keyes, Ferreira Gullar e Harlan Coben.

Chá das Seis: Em quem você se inspirou para compor a Laura?

Aline: É uma longa história... Todos dias era a mesma coisa, enquanto estava esperando o meu ônibus escutava uns funcionários de certa empresa, que também pegava o mesmo ônibus, reclamando dos seus chefes sem coração. Eles diziam horrores deles e cada um jogava uma praga pior do que o outro para seus adoráveis chefes. Daí surgiu a Laura tão sem coração quanto o chefe deles.

Chá das Seis: Um passarinho nos contou que pretende dar continuidade a Descendo do Salto. É possível nos adiantar alguma coisa a respeito?

Aline: A continuação promete boas gargalhadas, suspiros ( muito suspiros) e uma Laura, digamos incrédula e a resposta do que vem depois de um até mais. Nessa continuação, Laura vai se levantar do chão e acertar as contas. Vai ter vingança, é isso mesmo? Vai ter sim! Laura vai acertar todas suas contas interiores e encarar a vida de cabeça erguida, linda, sarcástica e o melhor, bem resolvida consigo mesma.

Ah, foco nos suspiros, muitos suspiros. Em janeiro, pretendo começar a postar a história e estou m-u-i-t-o ansiosa.

Acertando as contas, continuação de Descendo do Salto, está chegando!

Chá das Seis: Quais são os seus próximos projetos?

Aline: Tenho umas ideias abandonadas no meu subconsciente, pretendo recuperá-los e porque não compartilhar um dia? Ainda não é nada certo, só posso dizer que, o primeiro projeto trata de uma história cheia de mistérios... É totalmente diferente do que já escrevi, uma que, não tem nada de comédia e a narração é em terceira pessoa. Já o segundo projeto que faz o uso excessivo da comédia e aborda os relacionamentos longos no ponto de visita masculina, feminina e sobrou até para as crianças.

Chá das Seis: Onde os leitores poderão encontrar seu livro?

Aline: Está disponível no wattpad, no seguinte link: https://www.wattpad.com/242496613