LoudChaos

13/09/2017

O Chá das Seis teve o prazer de entrevistar a talentosa Clara M., mais conhecida no Wattpad como LoudChaos, a autora de Veloz Atração, ficção adolescente best-seller e ganhador do prêmio The Wattys 2016.

A Clarinha é um doce de menina, pessoal, é só tem 17 aninhos! É muito talento em uma pessoa só!

Chá das Seis: Quem é a Loud? Seus gostos, passatempos, etc.

Loud: Bem, vou começar pelo óbvio e dizer que amo escrever, é um dos meus passatempos preferidos. Ler também, é claro. Eu sou uma pessoa bem reservada e introvertida. E a literatura em geral sempre me ajudou muito com relação a isso. Eu gosto muito de sair com meus amigos e conversar com outras pessoas mas não há nada melhor do que escutar "The police" lendo um bom livro.

Chá das Seis: Você sempre sonhou em se tornar uma escritora?

Loud: Na verdade, não. Eu sempre gostei de ler, desde bem pequena. E toda essa leitura gerou uma grande ânsia de escrever meus próprios textos. Logo comecei a escrever alguns capítulos avulsos de histórias que nunca tiveram um fim e nem mesmo um começo, eram geralmente só cenas aleatórias ou até mesmo breves pensamentos. Mas então, em algum momento, eu resolvi escrever um livro completo, com começo, meio e fim. No entanto, o início foi difícil porque eu sempre escrevia os primeiros capítulos de uma história, mas nunca terminava, não chegava nem mesmo na metade. Mas então, por pura curiosidade eu resolvi colocar um desses capítulos na internet, e então foi aí que tudo começou. As pessoas, aos poucos, começaram a se interessar e isso me motivou a continuar. E quando eu terminei meu primeiro livro, eu quis escrever o segundo e quando terminei o segundo quis escrever o terceiro, e hoje em dia eu não consigo parar de pensar em dezenas de histórias que quero desesperadamente colocar no papel. Mas isso nunca foi algo que eu realmente sonhei ou que imaginei que fosse acontecer. Nunca pensei que alguém de fato fosse gastar seu tempo para ler algo meu. Eu sempre escrevi para mim, eu nunca tive a visão de me tornar grande ou de vender milhares de exemplares meus, mas hoje em dia eu já penso diferente e se isso de fato acontecer será um verdadeiro sonho se tornando realidade.

Chá das Seis: Como escritora, você tem uma rotina de trabalho?

Loud: Eu escrevo quando tenho tempo e me sinto mais inspirada. Mas eu estudo e atualmente esse é meu foco, então meu tempo de escrita meio que gira em torno dos meus estudos. Tento escrever mais aos finais de semana, que é quando tenho mais tempo livre. Geralmente, eu me sinto mais motivada para escrever à tardinha, lá para as seis, quando está começando a ficar escuro. Eu coloco uma boa música e escrevo até não conseguir mais.

Chá das Seis: With love, Charlie é um verdadeiro sucesso na plataforma Wattpad e envolve o leitor com sua narrativa carregada de sentimentos, onde jovens de mundos e personalidades diferentes se encontram e despertam um no outro um amor tão intenso, que chega a ser assustador para ambos. De onde veio a inspiração para criar a estória de Charlie e Kellan?

Loud: Lendo. Quanto mais eu leio mais eu me sinto inspirada para escrever. Na verdade, no começo With Love, Charlie não passava de um simples conto de aproximadamente cinco páginas. Eu escrevi a história toda deles em uma tarde. Porque na realidade With Love, Charlie é apenas uma carta que a personagem principal (Charlie) escreve para o Kellan. Então quando eu a escrevi, eu a fiz bem parecida com uma carta mesmo, pequena e sem detalhar muito a história toda, mas eu gostei muito do resultado e me interessei bastante pelos personagens. Eu me pegava constantemente pensando neles e no que eles viveram juntos. E eu queria mais, eu queria saber mais deles individualmente e também mais sobre o relacionamento deles. Quando eu escrevi a carta pela primeira vez, eu não sabia praticamente nada da história deles, eu escrevi bem resumidamente e superficialmente tudo o que aconteceu. Eu nem sabia direito o motivo pelo qual a Charlie estava tão magoada. Então eu comecei a fazer perguntas e de repente eu estava escrevendo todo um livro deles para respondê-las. O feedback das pessoas foi ótimo e eu acabei escrevendo o segundo (que também não foi nada planejado), para todos conhecerem um pouco mais da história pela perspectiva do Kellan.

Chá das Seis: Veloz Atraçãoé outro grande sucesso seu e vencedor do prêmio The Wattys 2016. Conte-nos o que sentiu ao ver seu livro entre um dos vencedores.

Loud: Eu fiquei em completo êxtase. É muito legal ser reconhecido por algo que você tem tanto prazer em fazer. Além do mais, Veloz Atração foi muito importante para mim, porque foi com ele que a minha jornada no Wattpad deu uma grande guinada.

Chá das Seis: O que você diria àqueles que têm o sonho de se tornarem escritores?

Loud: LEIA. Leia muito. Na verdade, quem sou eu para sair por ai dando conselhos? Eu tenho dezessete anos e pouco sei da vida, mas a leitura foi o que me ajudou nesses últimos anos e tenho certeza que pode ajudar muitos outros também. E quem aí ja ouviu falar de algum escritor que não lê? Exatamente.

Chá das Seis: Dentre os livros que você escreveu, qual é o seu preferido? Conte-nos um pouquinho dele para a gente.

Loud: Essa pergunta é complicada. Eu escrevi três livros e estou terminando o meu quarto. Todos eles foram importantes por alguma razão, todos eles fazem grande parte da minha vida. Mas a escrita vai evoluindo e melhorando então eu teria que dizer que hoje em dia o meu favorito é o meu mais recente, With Love, Kellan. Esse livro na verdade é basicamente uma continuação de With Love, Charlie. É a carta que o Kellan escreve em resposta à carta da Charlie, mostrando o ponto de vista dele em relação a tudo o que aconteceu entre eles. E é interessante porque conhecemos um pouco mais sobre ele, sobre seu passado e seus pensamentos mais obscuros.

Chá das Seis: Qual sua opinião sobre o mercado literário nacional?

Loud: Eu acho extremamente desvalorizada e fico muito triste e preocupada com isso. Porque parece que cada vez há menos pessoas interessadas na literatura. E isso é uma pena porque há todo um mundo de conhecimento e entretenimento que as pessoas simplesmente ignoram. A literatura é tão vasta, há todo o tipo de livro para todo o tipo de gente. Eu acredito que as pessoas que não leem, não fazem isso pelo simples fato de ainda não ter encontrado o livro certo, o livro que as motiva a se tornarem leitores vorazes.

Chá das Seis: O que seus leitores podem esperar para 2017? Teremos um reencontro entre Charlie e Kelan?

Loud: Bastante conteúdo. Não pretendo parar de escrever tão cedo. Planejo antes de tudo terminar With Love, Kellan, é claro. Já estou no final então prevejo o termino lá para o final de março. Eu também vou focar em um livro que venho trabalhando a um tempinho chamado Me deixe ir, os primeiros capítulos da história já estão disponíveis no Wattpad. E se haverá um terceiro livro contando o futuro da Charlie e do Kellen os meus leitores só saberão no último capítulo de With Love, Kellan.