O Conto dos Contos

13/01/2017

Resenha por Emilly Cristina

Contos de fadas nunca vão sair de moda. Sabe por quê?

Eles são mutáveis, e podem se tornar qualquer outra coisa.

O Conto dos Contos - a origem dos contos de fada é um exemplo maravilhoso disto, tanto que nem soube por onde começar a falar sobre ele.

EU amo contos de fadas. Não do tipo que o cara encontra uma defunta desconhecida na floresta, beija ela e pronto. Mas essas histórias permitem muitas releituras, adaptações, e é nisso que estou interessada. Reinos, príncipes, princesas, um pouco de mágica e fantasia, modernidade, tecnologia, sei lá... basta saber mexer com as possibilidades (OUAT e As Crônicas Lunares são do cuore)

Então acho que foi por causa disso que eu comecei a ler OCDC, porque na verdade não consigo me lembrar do momento exato em que resolvi experimentar. Sei que no começo tinha muita informação e personagens - é algo que a gente precisa superar para se aventurar no enredo. Se for preciso, faça uma lista com os reinos e seus respectivos reis e príncipes para se situar, mas logo nos acostumamos com a personalidade e particularidade de cada um.

Assim descobri que a autora, Samara Moser, aproveitou de todas as possibilidades para criar uma história deslumbrante! Além de usar os personagens que costumamos conhecer dos contos de fadas, eles possuem novas condições e relações familiares que fazem uma bela árvore genealógica. Por exemplo, Aurora é neta da Malévola; Branca de Neve tem um irmão gêmeo, Henrique, sendo eles os mais belos de todos; há príncipes que conversam com animais e demais poderes que faz você supor porque uma floresta cresceu ao redor da Bela Adormecida. Bem, estou só supondo haha.

O Conto dos Contos é uma história do tipo que faz a gente sentir raiva (muita raiva mesmo daquelas bruxas egoístas - lê-se Malévola), agonia ou satisfação a ponto de deixar a gente sorrindo para a tela do celular. E quase, quase torcendo para que o vilão consiga sim conquistar o coração de sua amada. Tá, eu sei que Felipe e Aurora já são um casal clássico, mas quando o vilão da história tem sentimentos fica um pouco mais difícil não gostar dele, porque parece ser o único jeito de ele mudar suas atitudes. Bem, e ainda espero por isso!

As sensações finais desta história ainda estão na minha cabeça, tanto tempo depois de eu ter lido. E isso porque é só o começo da história!

O livro está disponível no Wattpad e a autora já postou alguns capítulos do segundo volume, pois ainda tem muita coisa para acontecer.

LINK: https://www.wattpad.com/story/27334634-o-conto-dos-contos-a-origem-dos-contos-de-fadas